RE-JUNTE

Rede de Apoio e Promoção de Direitos das Juventudes

RE-JUNTE é um mapa colaborativo, criado à partir da plataforma virtual my maps do google, que reúne a rede de apoio e promoção aos direitos das juventudes de 8 (oito) territórios da Região Metropolitana de BH: Belo Horizonte, Ibirité, Sarzedo, Mario Campos, Betim, Contagem, Nova Lima, Vespasiano. O mapeamento feito pelos 11 (onze) coletivos juvenis de BH e RMBH que participaram da oitava edição do Okupa, tem como objetivo dar visibilidade às instituições, equipamentos públicos, coletivos, grupos e ativistas que apoiam e/ou fomentam iniciativas de promoção aos direitos das juventudes em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Além disso, a ideia é a que esse mapeamento possa ser um recurso importante para, além de  tornar as ações culturais, sociais e/ou políticas conhecidas pelapopulação dos territórios, aproximar movimentos, grupos, coletivos juvenis, espaços institucionais formais e informais,  para uma atuação conjunta e colaborativa.

CASO DE POLÍCIA

Campanha de enfrentamento à Violência Institucional

A campanha de enfrentamento à Violência Institucional CASO DE POLÍCIA, é uma produção colaborativa de coletivos juvenis de BH e RMBH, produzida durante a 8ª Edição do A Juventude Okupa a Cidade: onde as lutas se encontram! A proposta da campanha é denunciar a Violência Institucional cometida contra as juventudes de Belo Horizonte e Região Metropolitana por agentes da Segurança Pública. Além disso, a campanha chama a atenção para as falhas e para a ineficiência dos próprios canais e instrumentos de denúncia das violências. Muitas vezes, quando as juventudes são vítima de qualquer tipo de violência, ao buscarem órgãos competentes para denunciar a violência sofrida e buscar a reparação de seus direitos, sofrem com o que é chamado de revitimização ou vitimização secundária –  que ocorre quando a vítima sofre danos produzidos pelas próprias Instituições responsáveis por investigar uma violação sofrida anteriormente.

A campanha CASO DE POLÍCIA reúne 9 (nove) depoimentos reais de Violência Institucional sofrida por jovens, interpretados por outras/os jovens. Confira abaixo: