COMO NOS ORGANIZAMOS

Priorizar e planejar

O Fórum das Juventudes da Grande BH é um espaço aberto à participação de sujeitos, entidades e movimentos juvenis que compartilhem seus objetivos e valores, desde que estejam alinhados com sua carta de princípios.

A atuação do Fórum envolve um planejamento estratégico que culmina na eleição de prioridades, graus de envolvimento e a operacionalização de cada participante em suas ações.

Um dos aspectos notáveis do Fórum é sua ênfase em quatro áreas de atuação: comunicação, mobilização, educação popular e incidência política. Essas áreas são fundamentais para a maneira como o Fórum opera e se envolve em atividades.

Desta forma, atuamos em rede, a partir dos acúmulos e da disponibilidade das pessoas e organizações que integram o Fórum. Apostamos na corresponsabilidade, no trabalho colaborativo e na horizontalidade.

INSTÂNCIAS DECISÓRIAS

A atuação coletiva do Fórum acontece por meio do planejamento estratégico, que elege as prioridades do trabalho, aproximação e definição dos graus de envolvimento das pessoas e instituições.

Para sua operacionalização, o Fórum tem experimentado alguns processos para trazer efetividade e dinamismo para a organização da rede. Com isso, possui atualmente as seguintes instâncias:

A secretaria executiva (SE) é uma instância que “anima” a rede e potencializa as articulações e cooperações no âmbito do grupo gestor, do grupo ampliado e de outros parceiros/as.  Geralmente ela é composta por uma coordenação, um profissional da comunicação, um profissional de mobilização e um bolsista de extensão do Observatório da Juventude da UFMG. Essas pessoas, sempre que possível, são remuneradas e se dedicam diariamente ao coletivo, sendo responsáveis pela operacionalização das decisões tomadas no âmbito do grupo gestor, bem como pela organização de eventuais demandas recebidas por parceiros/as.

O grupo gestor (GG) colabora no discernimento de decisões que são mais urgentes e que demandam corresponsabilização do coletivo. É composto por representantes dos grupos que integram o Fórum e também por ativistas autônomos/as. É responsável pelas principais deliberações e decisões que dizem respeito à rede, incluindo o desenho das ações acordadas nas reuniões de planejamento estratégico que o Fórum organiza anualmente. Eventualmente, também se divide em comissões de trabalho para o desenvolvimento paralelo de atividades. A participação nas reuniões presenciais do grupo gestor é aberta também a não-membros dessa instância, e as deliberações e decisões são compartilhadas com o grupo ampliado (GA), por meio de envio dos relatos ao grupo de discussões via e-mail.

O grupo ampliado (GA) constitui-se da representação plena da articulação da rede, sendo um grupo que se identifica e atua de forma contínua e permanente para construir as ações do coletivo e a potencialização das articulações com outros grupos parceiros na defesa dos direitos juvenis. Ele é composto por todos os coletivos e entidades, além de ativistas autônomos/as.

Encontro ampliado (EA) é o espaço para aproximação e adesão de novos colaboradores para fazer parte da rede do Fórum. Por meio desses encontros, que são realizados de tempos em tempos, a tarefa é apresentar o fórum e suas principais ações.

Conselho consultivo (CC) é um grupo composto temporariamente (presente na rotina das ações e com experiência de atuação), convidado pela Rede ou pela Secretaria Executiva para avaliação e colaboração no discernimento de uma situação de conflito identificada na equipe.