O Fórum desenvolve processos formativos, pesquisa, eventos, organização de material didático e campanhas de comunicação, além de ações de incidência política, tanto com jovens quanto com instituições que atuam com este público.

Um dos aspectos notáveis é sua ênfase em quatro áreas de atuação: comunicação, mobilização, educação popular e incidência política. Essas áreas são fundamentais para a maneira como o Fórum opera e se envolve em atividades.

MOBILIZAÇÃO

Movimento contínuo de motivação e impulso para que as pessoas possam se envolver com as bandeiras de luta da rede, além de possibilitar uma maior participação e colaboração de cada sujeito nos processos coletivos. Nesse sentido, busca-se criar vínculos e articular diversos atores da rede do Fórum. Para isso, são desenvolvidos, constantemente, o contato e atualização de dados de coletivos juvenis e jovens ativistas autônomos atuantes na Grande BH, respeitando o interesse, as habilidades e a disponibilidade das pessoas nessa articulação. Tal processo pode ser considerado como uma ponte que proporciona encontros e trocas entre jovens, coletivos juvenis, movimentos, entidades e grupos interessados na promoção dos direitos das juventudes. De modo geral, podemos dizer que esse exercício de mobilização colabora para nutrir processos nos quais os grupos potencializam a ação coletiva do Fórum e o Fórum potencializa as ações coletivas dos grupos, de modo concomitante.

COMUNICAÇÃO

É compreendida como prática que está para além da enunciação de palavras e gestos, ou do simples repasse de informações. Essa concepção de comunicação busca garantir aproximações, estabelecer diálogos e construir sinergias para que o grupo consiga se conhecer, escutar e também construir formas distintas, on-line e off-line, de interagir, de denunciar a violação de direitos no campo das juventudes, de socializar e celebrar a coletividade, além de compartilhar sentidos da atuação em circuitos diferentes de comunicação (mídia, sociedade, órgãos públicos, poder público, grupos e coletivos etc.). O diálogo acaba sendo o fio que conduz e conecta o Fórum com as juventudes e as pessoas e grupos que compõem a rede. Esse mesmo fio convida toda a rede a realizar reuniões para tomada de decisões sobre projetos em execução e outras pautas. Ele comunica ainda sobre as demandas e desafios das juventudes aos órgãos competentes. Também se debruça sobre as novas linguagens adotadas por jovens, que se renovam sempre, nos convidando a conhecer e acompanhar. Há, enfim, uma nítida defesa do Fórum da prática da comunicação dialógica, respeitosa e comprometida com as demais frentes de atuação.

EDUCAÇÃO POPULAR

Prática de processo educativo onde os sujeitos podem e devem ter o poder da palavra; devem ter direito a conhecer suas histórias, explicitar e denunciar suas experiências desiguais e ter esperança na mudança da realidade em que estão condicionados, reescrevendo suas próprias vivências. Passa por uma prática e ideologia na qual o saber é criado coletivamente, além de compartilhado e colocado em circulação. Quem aprende ensina e quem ensina aprende. Não corrobora com poderes autoritários, nem com a detenção e a manipulação do conhecimento. Assim, a educação popular é a educação do povo para o povo, numa perspectiva freiriana. A educação popular também pode ser concebida aqui a partir da ideia de Pedagogia das Juventudes, fomentando a construção de espaços de formação, discussão e troca de conhecimentos que sejam plurais, respeitem a diversidade e a individualidade de cada pessoa, e promovam a dignidade humana, por sua importância única e imensurável. Observa-se aqui uma necessidade de se comunicar com as juventudes e de permitir que elas assumam papel ativo nos encontros e aprendizados. A busca é pela promoção de uma participação ativa para o desenvolvimento de uma consciência crítica e política, em posicionamentos implicados com a luta por direitos e pela vida digna das juventudes, rumo a transformações sociais

INCIDÊNCIA POLÍTICA

É compreendida como o nosso fazer político emaranhado às relações cotidianas. Como ação e reflexão que podem e devem transformar situações de violação de direitos e desigualdades sociais em processos e cenários mais justos e menos violentos. Consideramos tanto os espaços formais, como também os múltiplos processos e formas de participação política como igualmente importantes, especialmente para a elaboração de novas narrativas e práticas de bem viver. O eixo de incidência política preocupa-se também com a garantia da participação das juventudes e a consideração de suas demandas em espaços de decisão. Nesse sentido, o Fórum dialoga com órgãos públicos, instituições e gestores de políticas públicas. Da mesma forma, expressa publicamente seus posicionamentos diante de conflitos e injustiças sociais. Além dos espaços institucionais, também apostamos na formação para e com as juventudes como incidência política, já que a promoção da formação humana, em suas múltiplas possibilidades, proporciona o desenvolvimento da consciência crítica e política. A vivência efetiva de tais eixos possibilitou que, hoje, o Fórum das Juventudes da Grande BH seja um espaço capaz de efetivamente acolher a participação de indivíduos, entidades e movimentos juvenis que compartilhem seus objetivos, valores e princípios