Mobilização e participação

A plataforma foi lançada em agosto de 2015, fruto de um intenso processo colaborativo entre grupos, coletivos e movimentos atuantes no campo das juventudes e direitos humanos.  Consiste num plano de ações que estabelece 10 pautas prioritárias para que sociedade civil e governos possam se comprometer com o enfrentamento às violações de direitos contra as juventudes. São propostas que buscam assegurar o desenvolvimento integral dos/as mais de 52 milhões de jovens brasileiros/as com dignidade e cidadania.

A consolidação da plataforma adveio de um processo coletivo e colaborativo, contando com a mobilização de coletivos, grupos e organizações, de dentro e de fora do Fórum, para, através de rodas de conversa, registrar problemas, pautas, compromissos e ações nas políticas públicas para a juventude, que condensamos em um documento. Contou também com uma  oficina de imersão, em Mário Campos (região metropolitana), com a participação de grupos que lidam com juventudes e Direitos Humanos em nível nacional. Após análises de conjuntura nacional e local, rodas de conversa e debates acalorados, elencamos as prioridades e referendamos um plano de ação.

Imagem de documento de identidade com a face violada, criada por integrantes do Fórum para indicar que as violências têm efeitos devastadores nas identidades juvenis e destroem vidas jovens